Museu da Memória Rural de Vilarinho da Castanheira, concelho de Carrazeda de Ansiães

0 286

Existe atualmente em Vilarinho da Castanheira, concelho de Carrazeda de Ansiães, uma nova unidade museológica da região transmontana. Trata-se do Museu da Memória Rural e a sua abertura ao público foi realizada no dia 23 de Agosto de 2013, sendo, por isso, uma estrutura recentíssima e a primeira na região dedicada à memória do povo rural.

O Museu da Memória Rural é uma nova estrutura cultural do concelho de Carrazeda de Ansiães exclusivamente dedicada ao património imaterial.

Trata-se da primeira unidade museológica a trabalhar de forma abrangente temáticas relativas à cultura rural da região duriense e transmontana, sendo um espaço destinado ao estudo e à recolha das tradições e saberes concelhios e regionais que atulamente estão a cair em desuso.

O primeiro discurso museográfico assenta numa exposição de temáticas relacionadas com as antigas práticas das culturas da vinha e dos cereais, estando também representados ofícios tradicionais como o do ferrador, canastreiro, pescador do rio Douro, padeira, queijeira, pastor, tanoeiro, sapateiro, funileiro, moleiro ou o corticeiro.

No futuro serão expostas e preservadas através do registo gráfico e multimédia técnicas antigas relacionadas com a economia local como os fornos de secagem de figos, construção de carros de bois ou os antigos fornos de produção de telha, prevendo-se ainda a recuperação de alguns teares e a retoma da produção de mantas tradicionais outrora produzidas no concelho de Carrazeda de Ansiães.

Suportado num conjunto de recursos tecnológicos, onde se incluem as mais recentes soluções multimédia, o Museu da Memória Rural assume-se com um caráter fundamentalmente didático, constituindo uma homenagem à cultura rural de um povo que possui uma longa história e uma ancestral tradição cultural que urge preservar, estudar e difundir.

Comentários
Loading...